Bem-vindo à Embaixada de Portugal em Bucareste

 

Sem Título

 

 Distantes pela geografia,

 unidos por interesses

 e objetivos comuns.

 

 

 

 

 

 

Prancheta 1 100

Mais notíciasNotícias

Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas: https://www.youtube.com/watch?v=dtOMTPpocqk

 

 Deslocações dos membros do Governo por ocasião das celebrações do 10 de junho

No passado dia 25 de Maio decorreram as Blue Talks em Bucareste na Biblioteca da Universidade Central Carol I. As Blue Talks antecederam a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos (UNOC) que terá como anfitrião Portugal e Quénia de 27 de Junho a 1 de julho, em Lisboa, e foi inspirada nos Oito Diálogos Interativos da UNOC.

Na sua declaração de abertura, a Sra. Embaixadora de Portugal na Roménia, Teresa Macedo, destacou que “não há Terra saudável sem Oceanos saudáveis: Não há Verde sem Azul”, e alertou para os imensos desafios decorrentes dos problemas ambientais que se colocam aos mares e oceanos, o que exige uma resposta coerente de toda a sociedade: seja por parte dos governos, dos investigadores académicos, do setor privado e da sociedade civil em geral. A UNOC em Lisboa vai basear-se em todo o trabalho feito até agora e deve ser ele próprio um apelo à ação, para criar um impulso político para soluções concretas.

No seu discurso o Sr. Ionuț-Sorin Banciu, Secretário de Estado do Ministério do Meio Ambiente, Águas e Florestas da Roménia, enfatizou a necessidade de se promover uma Economia Azul sustentável, com soluções inovadoras baseadas na ciência, nas tecnologias mais verdes e no uso sustentável dos recursos marinhos, protegendo a biodiversidade e reduzindo a poluição. “Apoiar a Economia Azul não deve ser visto apenas em termos de sustentabilidade técnica do meio ambiente. Deve ser uma abordagem inclusiva e centrada nas pessoas que garantem meios de subsistência para as comunidades.  É necessário um forte envolvimento da sociedade civil, dos investigadores académicos e da comunidade empresarial. Para que a sociedade civil se envolva, precisamos de partilhar perspectivas e experiências internacionais, regionais e locais ".

Durante as discussões do painel, foram compartilhadas informações valiosas sobre o potencial e os desafios do Mar Negro e sobre o papel positivo que os setores privados podem ter para enfrentá-los. As Blue Talks também contaram com a participação de representantes locais e municipais do governos romeno que compartilharam as suas experiências no alavancamento da sua geografia costeira na promoção e desenvolvimento sustentável das suas comunidades.

As Blue Talks revelaram-se também um valioso evento de sensibilização para as consequências da contaminação da água e, por conseguinte, para a necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos e do ambiente, e da fomentação da reciclagem habitual de materiais de forma estruturada e sistemática. Para isso, destacou-se a necessidade de aumentar o conhecimento científico e promover novas abordagens tecnológicas para atingir esses objetivos.

 BlueTalks KV2 display copy

Contactos

Str. Paris 55
011815 Bucureşti

0040 21 230 41 36 (Chancelaria)
0040 21 230 41 18 (Secção Consular)
0040 21 315 37 73 (AICEP)
bucareste@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.bucareste@mne.pt (Secção Consular)
aicep.bucarest@portugalglobal.pt (AICEP)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

 Telemóvel mensagens WhatsApp 1cons viajantes

 

 GEC Vermelho

Logo Fala Portugues

 

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo AICEP - Portugal Global

gaid_mini.png

Ocean conference 2020 P

 

Presidência da República Portuguesa 

portugal brasao 2

 

 images

sugestao.png