Diálogo África-Europa sobre os oceanos
África-Europa governança oceânica: promovendo um diálogo intercontinental
Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, 16h30 – 18h30 (Horário da Europa Central)
A governação dos oceanos, incluindo a pesca sustentável e a economia azul, são áreas em que uma cooperação estreita pode beneficiar ambos os continentes. Em apoio à Agenda 2030 da ONU, em particular o Sustainable Development Goal 14 (“vida abaixo da água”) e a Agenda Africa’s 2063, ambos os continentes podem benefeciar de uma abordagem conjunta com uma enfatização na importância dos oceanos e mares, não apenas para a segurança, bem-estar e salubridade das nossas sociedades, mas também como catalisador das mudanças socioeconómicas face às alterações climáticas e à pandemia.
O presente ciclo de eventos, como a 6ª Cimeira África-Europa, as Presidências Francesa e Senegalesa do Conselho da UE e da União Africana e a COP 27 em África, podem oferecer uma oportunidade importante para estabelecer um roteiro para a Conferência dos Oceanos da ONU em Junho em Lisboa e para COP 27 no Egito, reforçando a cooperação estratégica sobre a governança oceânica a nível transcontinental e global.
Nesse contexto, um diálogo entre autoridades governamentais e atores não estatais pode melhorar o entendimento mútuo sobre as prioridades relacionadas com os oceanos e uma oportunidade de avançar com uma agenda partilhada em favor de oportunidades económicas e de resiliência para com às mudanças climáticas.
As perguntas incluirão:
- Como poderá uma relação África-Europa no oceano beneficiar ambas as economias e populações, minimizando as ameaças ao meio ambiente?
- Como os dois continentes podem garantir que uma abordagem comum para os oceanos possa ser projetada e implementada?
- Quais são as principais dúvidas e anseios em relação à governança oceânica?
- Como os dois continentes podem trabalhar juntos para uma parceria mutuamente benéfica?