No passado dia 25 de Maio decorreram as Blue Talks em Bucareste na Biblioteca da Universidade Central Carol I. As Blue Talks antecederam a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos (UNOC) que terá como anfitrião Portugal e Quénia de 27 de Junho a 1 de julho, em Lisboa, e foi inspirada nos Oito Diálogos Interativos da UNOC.

Na sua declaração de abertura, a Sra. Embaixadora de Portugal na Roménia, Teresa Macedo, destacou que “não há Terra saudável sem Oceanos saudáveis: Não há Verde sem Azul”, e alertou para os imensos desafios decorrentes dos problemas ambientais que se colocam aos mares e oceanos, o que exige uma resposta coerente de toda a sociedade: seja por parte dos governos, dos investigadores académicos, do setor privado e da sociedade civil em geral. A UNOC em Lisboa vai basear-se em todo o trabalho feito até agora e deve ser ele próprio um apelo à ação, para criar um impulso político para soluções concretas.

No seu discurso o Sr. Ionuț-Sorin Banciu, Secretário de Estado do Ministério do Meio Ambiente, Águas e Florestas da Roménia, enfatizou a necessidade de se promover uma Economia Azul sustentável, com soluções inovadoras baseadas na ciência, nas tecnologias mais verdes e no uso sustentável dos recursos marinhos, protegendo a biodiversidade e reduzindo a poluição. “Apoiar a Economia Azul não deve ser visto apenas em termos de sustentabilidade técnica do meio ambiente. Deve ser uma abordagem inclusiva e centrada nas pessoas que garantem meios de subsistência para as comunidades.  É necessário um forte envolvimento da sociedade civil, dos investigadores académicos e da comunidade empresarial. Para que a sociedade civil se envolva, precisamos de partilhar perspectivas e experiências internacionais, regionais e locais ".

Durante as discussões do painel, foram compartilhadas informações valiosas sobre o potencial e os desafios do Mar Negro e sobre o papel positivo que os setores privados podem ter para enfrentá-los. As Blue Talks também contaram com a participação de representantes locais e municipais do governos romeno que compartilharam as suas experiências no alavancamento da sua geografia costeira na promoção e desenvolvimento sustentável das suas comunidades.

As Blue Talks revelaram-se também um valioso evento de sensibilização para as consequências da contaminação da água e, por conseguinte, para a necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos e do ambiente, e da fomentação da reciclagem habitual de materiais de forma estruturada e sistemática. Para isso, destacou-se a necessidade de aumentar o conhecimento científico e promover novas abordagens tecnológicas para atingir esses objetivos.

 BlueTalks KV2 display copy

  • Partilhe