Por ocasião do 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Portuguesa e a República da Moldova, nós, os Ministros dos Negócios Estrangeiros, expressamos o nosso profundo apreço pela forte e inabalável amizade entre os nossos dois países.

Reconhecemos e apoiamos os passos decisivos da Moldova na direção da adesão à UE e celebramos a atribuição ao país, no passado Verão, do estatuto de candidato à adesão.

Reconhecemos a importância das reformas da Moldova, que visam a modernização do país e a melhoria das condições de vida dos seus cidadãos, bem como o seu compromisso de contribuir para a paz e segurança na Europa.

Valorizamos o importante papel da diáspora moldava em Portugal. A comunidade serve de ponte entre os nossos dois países, realçando os nossos laços culturais e económicos e demonstrando a força da nossa amizade.

À luz dos desafios enfrentados pela Moldova, incluindo a brutal agressão pela Rússia contra a vizinha Ucrânia, apelamos a uma cooperação e apoio à Moldova cada vez mais fortes, enquanto constrói a sua resiliência contra múltiplas ameaças e percorre o seu caminho rumo à adesão à UE.

Estamos confiantes que o nosso compromisso partilhado com os valores da UE – democracia, direitos humanos e Estado de direito – continuarão a servir de pedra basilar para a nossa amizade e parceria.

Continuaremos a aprofundar e expandir a nossa cooperação bilateral e a trabalhar em conjunto rumo a uma Europa pacífica e próspera.

Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa

Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Moldova

  • Partilhe