O segundo candidato, António Sapaio da Nóvoa, obteve 22,89% dos votos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o vencedor das eleições presidenciais, um resultado que poderá ajudar a manter o equilíbrio político.

O candidato independente, professor de direito na Universidade de Lisboa e respeitado comentador político, Marcelo Rebelo de Sousa, antigo presidente do PSD, foi eleito Presidente da República, após as eleições de 24 de janeiro de 2016. Com 52%, quase dois milhões e meio dos votos, Rebelo de Sousa foi capaz de vencer na primeira volta, resolvendo assim o sufrágio. Mais ainda, o candidato conseguiu a proeza de vencer em todos os distritos do país. No seu discurso de vitória, Marcelo garantiu o seu apoio ao governo liderado por António Costa e indicou que pretende reconstruir o caminho para um melhor consenso social e político. O Dr. Marcelo Rebelo de Sousa será nomeado como vigésimo Presidente da República Portuguesa, numa cerimónia que terá lugar a 9 de março de 2016.

Os quatro candidatos que obtiveram os resultados mais próximos de Marcelo Rebelo de Sousa foram: António Sampaio da Nóvoa, candidato independente e antigo reitor da Universidade de Lisboa, com 22,89% dos votos; Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, obteve 10,13%; Maria de Belém Roseira, antiga presidente do Partido Socialista, com 4,24%; Edgar Silva, candidato pelo Partido Comunista, conseguiu 3,95%.

Abstenção foi superior ao normal para uma primeira volta, atingindo 51,3%.Eleiçõespresidenciais2016

 
  • Partilhe